Pelo menos 22 mil pessoas foram afetadas pelas intensas chuvas que atingem o estado de Alagoas desde a última sexta-feira (7) e a expectativa é que esse número aumente. O governo federal reconheceu a situação de emergência em 29 municípios do estado, conforme divulgado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) no domingo (9).
No mesmo dia, o governador Paulo Dantas (MDB) visitou os municípios de São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro, na região sul de Alagoas, e solicitou ao governo federal que mais duas cidades sejam homologadas em situação de emergência.
Esse reconhecimento, feio por meio de decreto, tem o objetivo de agilizar a liberação de recursos para a compra de cestas básicas, água, colchões e outros itens essenciais para as famílias afetadas, sem que haja trâmites burocráticos para o envio da verba.
Em Marechal Deodoro, a equipe de resgate precisou usar uma canoa para inspecionar os bairros devido aos danos causados pelas chuvas. O prefeito da cidade, Cláudio Filho (MDB), conhecido como Cacau, pediu ajuda ao governador para fornecer alimentos e água potável às famílias afetadas.
Paulo Dantas destacou a necessidade de buscar alternativas para reduzir os impactos das enchentes no estado, convidando a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), para encontrar soluções conjuntas, já que outras 12 cidades da Zona da Mata também decretaram emergência.
Clique aqui e se baixe o aplicativo do Conexão Política!