O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o Mercosul e a União europeia fecharam o acordo comercial que começou a ser negociado em 1999.
O acordo de livre-comércio pode ser um dos maiores já assinados.
A negociação envolve os 28 países da UE e as quatro nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
O chefe do Executivo, por meio do seu Twitter, declarou:
“Histórico! Nossa equipe, liderada pelo Embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado desde 1999. Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia”.
De acordo com o presidente da República, “Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial e agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado”.
O mandatário brasileiro parabenizou os ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina (Economia e Agricultura) pelo trabalho desempenhado.
“Grande dia!”, finalizou.
O assessor de Bolsonaro para assuntos internacionais, Filipe G. Martins, declarou que o acordo foi fechado “graças ao grande empenho do presidente Bolsonaro”.
Estima-se que os blocos juntos reúnem mais de 770 milhões de consumidores.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR