A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), a internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva/Goiânia (SBGO). A partir de hoje, o terminal poderá receber voos internacionais em operações regulares e não-regulares, que deverão ser solicitadas pelas companhias aéreas interessadas. O pedido de designação de aeroporto internacional foi protocolado na ANAC em 6 de agosto e concluído treze dias depois.
A internacionalização do Aeroporto de Goiânia era uma reinvindicação antiga da população goiana. Entretanto, para a conclusão do processo, além da solicitação aos órgãos envolvidos, a administradora do terminal precisava realizar adequações necessárias na infraestrutura aeroportuária, como, por exemplo, a instalação de espaços para os trabalhos da Receita Federal, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal.
Atualmente, o Aeroporto de Goiânia tem capacidade para processar 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2019, mais de 29 mil voos movimentaram cerca de 3 milhões de passageiros no local. Com uma pista de pousos e decolagens de 2.500metros, o terminal tem capacidade para receber aeronaves de porte do Boeing 737.
Processo de internacionalização
A designação de aeroporto como internacional é realizada pela ANAC mediante requerimento do operador aeroportuário, que é quem administra o local. A solicitação deve estar instruída por decisões administrativas que atestem a capacidade de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional também pelas seguintes entidades:
• Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB;
• Departamento de Polícia Federal – DPF;
• Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA;
• Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Com informações, ANAC.