A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) coletou 175 assinaturas de apoio à criação de uma CPI para investigar investimentos, empréstimos e repasses bilionários do Brasil a Cuba nos governos de Lula e Dilma Rousseff.
Segundo a deputada, a medida visa apurar o financiamento do Porto de Mariel, os pagamentos do programa Mais Médico, entre outros.
“Cuba sempre foi classificado como um país com um altíssimo risco no cenário de investimentos e de empréstimos internacionais”, diz no requerimento.
Apesar das assinaturas suficientes, a instalação da comissão depende de autorização de Rodrigo Maia.
A delação de Palocci
Homologada em agosto pela Justiça Federal, a delação de Antonio Palocci, divulgada pela revista Veja, traz no capítulo 21 uma descrição completa do que seria um esquema de roubalheira internacional montado pelo PT para obras realizadas em países como Gana, Venezuela, Cuba e Angola.
Segundo relatos de Palocci, Lula realizava acertos com autoridades estrangeiras e mandava a conta para o BNDES.
Em troca dos juros camaradas do banco e do acesso aos mercados de fora, as empreiteiras superfaturavam o trabalho para poder banhar o caixa petista com o pagamento de propinas.
Palocci fez questão de enfatizar que antes da assinatura dos contratos já se sabia que muitos dos governos amigos não pagariam a conta.