Os Estados Unidos criaram 273 mil novos empregos no mês de fevereiro, o que supera e muito a expectativa de apenas 175 mil. A taxa de desemprego permaneceu em 3,5%, ante 3,6% esperada pelo mercado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) em Washington.
Outro dado importante é o aumento médio dos salários no país — 3% nos últimos 12 meses. Os dados foram apurados antes do aumento do temor do mercado financeiro com os casos de coronavírus no país.
Gigi Schweikert, presidente da franquia de creches Lightbridge Academy, disse ao jornal The Wall Street Journal que o vírus não está impedindo os planos de contratação. A empresa, que hoje conta com 1.600 funcionários, pretende adicionar cerca de 400 professores e diretores este ano à sua força de trabalho, à medida que as franquias se expandem perto de populações crescentes de famílias com dupla renda.
“Ainda é extremamente difícil contratar”, disse ela. “Com a taxa de desemprego tão baixa quanto existe, há menos candidatos disponíveis para os cargos.”
Juros em queda
Semana passada, o banco central americano anunciou de forma inesperada um corte de 0,5pp na taxa de juros como medida emergencial para proteger a economia do temor crescente ao coronavírus.