O Conexão Política apurou que a presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, está entre os nomes mais cotados para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia a partir de 2023.
O partido dela faz parte da federação com o PT e o PV. Nos últimos dias, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que pode ceder a pasta ao PCdoB, que ficaria com Luciana. Uma conversa entre os dois deve acontecer nos próximos dias.
O Ministério da Ciência estava sendo cobiçado pelo PSB, que também queria o Ministério das Cidades. Mas o PSB é o partido de Flávio Dino, ex-governador do Maranhão, que já será o ministro da Justiça e Segurança Pública.
Luciana Santos é engenheira e já foi deputada federal, sendo a atual vice-governadora do estado de Pernambuco, eleita em 2018 na chapa com Paulo Câmara (PSB). Ela é filiada ao Partido Comunista do Brasil desde 1987.
A lista completa de ministros ainda não foi divulgada porque Lula está barganhando as indicações com partidos políticos. Conforme antecipou este jornal digital, o petista ofereceu dois ministérios ao União Brasil em troca de apoio na Câmara e no Senado.
Até agora já foram anunciados, além de Dino, Fernando Haddad (Economia), José Múcio Monteiro (Defesa), Rui Costa (Casa Civil) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). Serão 37 pastas no total.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.