O CEO da Hurb (anteriormente conhecida como Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, recebeu críticas após xingar, ameaçar e expor publicamente dados de um cliente de sua empresa de turismo em um grupo do WhatsApp. O incidente gerou repercussão nas redes sociais por outros clientes na última sexta-feira (21).
Fundada há 12 anos, a Hurb é uma das maiores agências de viagens on-line do Brasil, tendo sido criada pelos irmãos João Ricardo Mendes e José Eduardo Mendes. A empresa se destacou no mercado por oferecer pacotes flexíveis com preços abaixo da média, mas enfrentou problemas após a pandemia de covid-19, atrasando o pagamento de hotéis em todo o país e acumulando queixas de clientes que não conseguiram viajar.
Na sexta-feira (21), João Ricardo Mendes ligou para um cliente do Mato Grosso do Sul que faz parte de um grupo de WhatsApp chamado “#HurbKdMeuvôo” para fazer ameaças e reclamar sobre a situação.
Após o acontecimento, João Ricardo postou o vídeo no grupo da empresa de turismo, expondo publicamente os dados do cliente. Nas imagens, ele afirma: “Puxei sua capivara toda, não sabe nem falar seu retardado, bundão […] Fica satisfeito de não viajar. Está arriscado alguém bater nessa merda da sua casa hoje, seu otário”.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo próprio cliente que estava na ligação com João Ricardo, gerando diversas reclamações de outros consumidores que afirmaram ter sofrido prejuízos com a empresa.
Assista:
“A gente é do tamanho dos nossos erros”
Antes do episódio em que insultou e ameaçou um cliente em um grupo do WhatsApp, no dia 13 de abril, o CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, divulgou um vídeo em seu perfil no LinkedIn em que debocha de clientes insatisfeitos. Nas imagens, ele entra em seu escritório e deixa um tênis em cima de uma faixa de protesto de um consumidor, que fica no chão de seu local de trabalho.
Na descrição do vídeo, o texto afirma que “erros serão cometidos, pessoas ficarão chateadas, outras não saberão o que estão falando”, e que isso é melhor do que nas outras empresas que se dizem “pônei de um truque só”. João Ricardo também afirma que, embora a ambição de sua empresa seja alta, eles cometerão muitos erros e que são do tamanho deles.
“Quero que todos se sintam à vontade, se acham que nossa ambição é muito alta, de ir para uma CVC, que amarra cachorro com linguiça há 500 anos. Já considero esse problema resolvido e que venha o próximo. Agora, falar que não vamos cometer erro? Esquece. Vamos cometer muitos. E a gente é do tamanho dos nossos erros.”, disse no texto.
Essas atitudes geraram ainda mais críticas e indignação entre os clientes da Hurb nas redes sociais.
O que diz a Hurb:
Em nota, a Hurb (Hotel Urbano) afirmou que lamenta o ocorrido na sexta-feira, dia 21 de abril, e que sempre prezou pela transparência e pela relação de confiança que tem com seus clientes.
“O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, lamenta o ocorrido na última 6ª feira. A companhia sempre prezou pela transparência e a relação de confiança que tem com os seus viajantes. Guiada pelo valor primordial de ser uma empresa feita de pessoas para pessoas e pela missão de democratizar viagens através da tecnologia, reforça que continuará colocando seus clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar”, informou a empresa em nota.