Redes Sociais

Saúde

Secretária de Saúde Indígena fala sobre desafios de integração de dados no setor durante EXPOEPI

Douglas Santos

Publicado

em

Secretária de Saúde Indígena fala sobre desafios de integração de dados no setor durante EXPOEPI 16
Imagem: SESAI/Reprodução

Durante o primeiro painel de palestras da 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – Expoepi, Sílvia Waiãpi explicou os principais desafios para que dados da Saúde Indígena sejam integrados.

A 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – Expoepi começou debatendo a integração de informações de saúde no Brasil. Coordenado pelo secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, o painel reuniu especialistas em Tecnologia da Informação que atuam na área da saúde para discutir os caminhos a serem seguidas para que os dados sobre saúde possam ser analisados de forma integrada.

No Painel, a Secretária de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi explicou como é complicado integrar dados vindos de regiões tão distantes e de povos com tantas diferenças como as mais de 300 etnias indígenas que convivem no Brasil. Sílvia mostrou cada um dos sistemas utilizados na saúde indígena e as várias iniciativas de integração entre eles e deles com os sistemas do SUS.

“Estamos diante de um desafio gigantesco, mas que estamos enfrentando e avançando. Um exemplo é iniciativa do DSEI Cuiabá que está testando um aplicativo que vai monitorar todo o atendimento das equipes multidisciplinares de saúde indígena e como esses dados poderão ser integrados às bases de informação do SUS” explicou Sílvia que também respondeu a perguntas da plateia sobre a disponibilização dos dados da saúde indígena.

 

Com informações, SESAI.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

CONTATO: [email protected] | Natural de Manaus, estudante de Ciências Econômicas e editor do Conexão Política.

Parceiros

alan correa criação de sites