Redes Sociais

Coronavírus

“Ou será preciso calar as vozes antivacina ou tornar a vacina compulsória”, diz Átila em artigo ‘autoritarismo necessário’

Redação

Publicado

em

Reprodução | TV Globo

Em artigo publicado na Folha de S. Paulo nesta última terça-feira (12), o biólogo e youtuber Atila Iamarino teceu críticas ao tratamento precoce contra a covid-19 e ao uso de cloroquina, além de comentar sobre os recentes acontecimentos em torno da política norte-americana.

Intitulado ‘autoritarismo necessário‘, o texto diz que o Brasil segue “o mesmo impasse dos EUA” e sugere que a censura promovida pelas plataformas digitas contra o presidente Donald Trump seja também uma possibilidade a ser aplicada em nosso país.

“Isso [banimento de Trump] foi fundamental para que [o presidente americano] parasse de incitar mais eles por seus seguidores fanáticos. E pode ser a solução para uma vacinação mais discutida no Brasil. […] Chegamos no mesmo impasse dos EUA, onde teve que calar o presidente em redes sociais. Sem isso, um grupo inteiro da sociedade continua acreditando em um mito”, diz parte do artigo.

Em outro trecho da escrita, Atila defende a imunização compulsória contra o vírus chinês pois, na visão dele, existem muitas ‘fake news’ em torno do assunto.

“Se a informação falsa sobre vacinas não for barrada na imprensa e em redes sociais, só uma vacinação compulsória chegaria em proporções suficientes. Um apelo autoritário, de uma forma ou de outra”, argumenta.

Ao final do texto, o biólogo afirma defender a liberdade individual a fim de que as pessoas tenham o poder decisão e possam se expressar, mas faz a ressalva de que esses direitos só podem ser exercidos se a população estiver ‘bem informada’.

“Mas como outro filósofo, Jason Stanley, lembra em sua obra ‘Como Funciona o Fascismo’, para que escolhas sejam realmente livres, quem escolhe ser bem informado. Quem é enganado é privado de escolhas. E quem escolhe não se vacinar porque não quer virar jacaré e prefere pegar Covid porque é só uma gripezinha está muito enganado e condena muitos a pagar pelo erro”, finaliza.

Conexão Política é um jornal digital inteiramente compromissado com a cobertura e análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | [email protected]