A Administração Federal para Drogas e Alimentos (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, aprovou nesta última sexta-feira (17) a aplicação de vacina contra covid-19 em bebês a partir de 6 meses.
Neste sábado (18), o aval partiu do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). As substâncias autorizadas são das empresas Moderna e Pfizer. É provável que o início da imunização ocorra já na semana que vem.
Assim como no Brasil, crianças menores de 5 anos ainda não foram vacinadas nos EUA. Por unanimidade, todos os membros do painel de discussão do CDC foram a favor da decisão.
Dr. Robert M. Califf, comissário da FDA, declarou em um comunicado que, “como vimos com grupos etários mais velhos, esperamos que as vacinas para crianças mais novas [as vacinas] forneçam proteção contra os resultados mais graves da covid, como hospitalização e óbito”.
Nos Estados Unidos há uma forte resistência na inoculação em crianças de 5 a 11 anos: menos de 40% tomaram a 1ª dose. No Brasil, por outro lado, mais de 80% delas estão com o esquema vacinal completo.