Um novo boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta última quinta-feira (1º) afirma que aumentaram os casos de gripe em adultos no Brasil, enquanto caíram os registros de covid-19 nessa mesma faixa etária.
A entidade diz que a alta nos diagnósticos está relacionada aos casos de influenza A, sendo a maioria por H1N1, vírus que pode ser combatido por meio da vacina contra a gripe.
“Nas últimas quatro semanas, essa atualização mais recente, 31% dos casos na população a partir de 15 anos estão associados ao influenza A”, declarou o coordenador do Infogripe da Fiocruz, Marcelo Gomes. Os dados foram compilados até o dia 22 de maio.
Já em relação ao público infantil, o especialista frisa que houve aumento de novos casos semanais e internações por Vírus Sincicial Respiratório(VSR), numa tendência de alta que vem se mantendo desde abril no Brasil.
“Em diversos estados do país, a gente vem mantendo o ritmo de aumento no número de internações no público infantil até quatro anos de idade, especialmente nas crianças até dois anos”, completou ele.
Das 27 unidades federativas, houve tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 19 delas. Apenas 40% do público-alvo tomou a vacina contra a gripe até agora, motivo pelo qual a campanha de vacinação foi prorrogada em ao menos 7 estados.