O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mas o que é a diplomação?
Trata-se de um rito que acontece desde 1946. Em resumo, é a entrega de um documento que marca o fim do processo eleitoral e a concretização do resultado das eleições.
Lula e Alckmin receberão seus diplomas, assinados pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e com isso estarão habilitados a exercerem seus mandatos em 1º de janeiro.
De acordo com a lei, essa cerimônia só deve ocorrer quando terminarem os prazos de questionamentos do resultado eleitoral.
Com a diplomação, o TSE considera que não há mais como reverter ou questionar o processo eleitoral.
Será o 12° evento do tipo na história do Brasil. O primeiro diploma expedido foi em 1946, quando Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.