Ao contrário de uma reportagem veiculada pelo jornal O Globo, torcidas organizadas de São Paulo negam promoção de ato contra Jair Bolsonaro (PL) ou apoiadores do ex-presidente em manifestação agendada para o próximo domingo (25).
Procuradas, organizadas como Mancha Verde, Independente e Gaviões da Fiel dizem não proceder o teor das informações promovidas pelo O Globo. Negam também estar organizando qualquer tipo de protesto.
A desinformação passou a circular nas redes sociais e chegou a ser pauta na coluna ‘Panorama Esportivo’, ligado ao jornal da família Marinho. O Conexão Política acessou o endereço eletrônico disponibilizado pelo jornal, que ainda permanece no ar e com as mesmas notas.
“Alguns grupos de Torcidas Organizadas — sobretudo de São Paulo — ligados ao movimento antifascista marcaram uma manifestação em prol da democracia”, diz o texto desinformativo.
“O local e o horário são os mesmos em que haverá um ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, suspeito de tramar um golpe de estado”, acrescenta a matéria.
Após a fake news viralizar, a diretoria da Mancha Verde — torcida do Palmeiras — enviou uma nota e negou que tenha feito “qualquer convocação para que seus associados compareçam a manifestações de cunho político”.
Já a Torcida Independente, do São Paulo, garante que “não se envolverá em ato político no dia 25 de fevereiro” e destaca quem comparecer a alguma manifestação “estará participando com o próprio RG e CPF, não representando a posição oficial da Torcida Independente”.
A Gaviões da Fiel, do Corinthians, também nega qualquer chamado ou pronunciamento convocando para manifestações.