No primeiro turno, 15 capitais do Brasil adotaram passe livre no transporte público. Agora, para o segundo turno, todas elas resolveram aplicar a medida e tornar gratuita a tarifa de ônibus.
De acordo com um levantamento feito pelo Conexão Política, todas as 26 capitais e Brasília, no Distrito Federal, irão isentar a passagem do transporte público no próximo domingo (30).
A última capital que faltava entrar na lista era Goiânia (GO), que anunciou nesta quarta-feira (26) que a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) adotará a medida a fim de estimular a votação.
Num primeiro momento, São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) sinalizaram que não iriam seguir a recomendação da Justiça Eleitoral, mas voltaram atrás na última segunda-feira (24).
Cidades do interior também pretendem aplicar a isenção. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ao menos 144 municípios deixarão de cobrar a passagem no domingo de eleições.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.