O governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), anunciou o deputado federal Capitão Derrite (PL-SP) como futuro secretário de Segurança Pública a partir de 2023.
O deputado federal Roberto de Lucena (Republicanos-SP) também foi anunciado para chefiar o Turismo e o presidente nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo (SP), Gilberto Kassab, tocará a Secretaria de Governo.
O coordenador da equipe de transição, Guilherme Afif Domingos, disse nesta última quarta-feira (30) que o médico infectologista Esper Kallas será presidente do Instituto Butantan, enquanto a advogada Inês Coimbra será reconduzida ao cargo de procuradora-geral do estado (PGE).
Aliado fiel do presidente Jair Bolsonaro (PL), Derrite é oficial da Polícia Militar, foi comandante da Rota e defende uma política linha-dura de combate à criminalidade. Ele é formado em Ciências Sociais e Segurança Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, tem bacharelado em Direito e pós-graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul.
O parlamentar e futuro secretário é coautor de um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar abuso de autoridade e censura por parte de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também foi relator da proposta aprovada que extingue as saídas temporárias de criminosos dos estabelecimentos prisionais.
A escolha de Derrite é o principal aceno de Tarcísio ao bolsonarismo até o momento. Outros nomes confirmados no novo governo paulista são considerados de perfil mais técnico, como Natália Rezende na Infraestrutura e Renato Feder na Educação.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.