O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá indicar dois novos ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF) já em seu primeiro ano de mandato.
As vagas serão abertas com a saída dos ministros Ricardo Lewandowski, em maio, e Rosa Weber, em outubro. Eles deixarão a Corte por aposentadoria compulsória ao completarem 75 anos.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lula se enfrentaram no segundo turno da corrida ao Palácio do Planalto neste último domingo (30), em uma disputa que teve diferença mínima de 2,1 milhões de votos.
Na atual composição do STF, 7 dos 11 ministros foram escolhidos pelos governos do Partido dos Trabalhadores. Com duas novas indicações, a tendência é que a Suprema Corte brasileira dê uma guinada à esquerda.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.