O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento sobre a constitucionalidade do orçamento secreto no início da noite desta quinta-feira (15).
A retomada julgamento acontecerá na sessão da próxima segunda-feira, 19, que é a última do ano.
Até a última atualização, o placar da Corte registrava 5 x 4 em favor de que seja declarada a ilegalidade da matéria, restando apenas dois votos finais: do ministro Gilmar Mendes, além do voto do ministro Ricardo Lewandowski, pediu que a sessão fosse suspensa.
Na visão do magistrado, o tema é um assunto delicado e, além disso, o Congresso atuava para chegar em um consenso em torno da questão. Mendes, por sua vez, concordou com Lewandowski, e reforçou o pedido em favor da suspensão.
A solicitação foi acatada pela presidente da Corte, a ministra Rosa Weber.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.