A senadora Simone Tebet, do MDB, aceitou ser ministra do Planejamento. Com a sinalização positiva, a parlamentar passará a integrar oficialmente o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
O “sim” de Tebet vem à tona após alguns encontros com o líder petista. Em conversas anteriores, a emedebista mostrava resistência em cargos que estavam sendo oferecidos a ela.
Conforme noticiou o Conexão Política, grupos de grupo de forte influência sob Lula temem que, ao gerir programas do governo e ações diversas, Simone Tebet tenha uma conduta divergente dos demais nomes que compõem o alto comando. O temor também gira em torno da possibilidade de uso do ministério como palanque político para a corrida eleitoral de 2026.
Sob a pasta do Planejamento, a expectativa é de total condução do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), além da secretaria de coordenação das estatais, incluindo os bancos, o que pode fortalecer os interesses do núcleo de esquerda sobre o planejamento de políticas públicas, além do IBGE e do Ipea.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.