O senador Marcos do Val (Podemos-ES) protocolou nesta segunda-feira (3) um requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar os institutos de pesquisas eleitorais.
De acordo com o parlamentar, é necessário apurar “os sistemas de realização de pesquisas eleitorais de intenção de voto pelas principais empresas e institutos do país”.
Conforme tem noticiado o Conexão Política, as eleições deste ano foram marcadas por uma série de erros dos institutos de pesquisa. Um dos principais candidatos a ter um resultado divergente do que era apontado pelos levantamentos foi o presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve saldo superior ao que estava sendo projetado e constantemente difundido em veículos de comunicação.
Ainda segundo Do Val, a CPI terá condições de “aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados”.
Para sair do papel e se tornar realidade, o regimento do Senado prevê que o requerimento de abertura da Comissão necessita de, no mínimo, 27 senadores assinando a iniciativa — um terço dos 81 que compõem a Casa. Além disso, o texto deve apontar o fato a ser apurado, o número de integrantes, o prazo de duração e o quando será gasto para a realização das atividades.
O APP do Conexão Política voltou e já está disponível em uma nova estrutura totalmente repaginada. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.