O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) retirou oficialmente sua candidatura à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. Ele informou ao jornal Estadão que o PL não concedeu a legenda nem forneceu uma carta de autorização para que ele deixasse o partido sem consequências para o mandato.
“A pedido do presidente [Bolsonaro], eu me comprometi a não sair do PL e, por outro lado, em função da decisão do Valdemar (Costa Neto, presidente da sigla), o partido não abre mão de apoiar o Nunes. Então, fico fora”, disparou Salles.
Esta é a segunda vez que o ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro (PL) desiste de concorrer. A primeira desistência ocorreu em junho do ano passado, mas em outubro declarou seu retorno à disputa. Sua expectativa estava baseada na simpatia demonstrada por Bolsonaro, que chegou a expressar apoio dizendo “Salles prefeito” após um evento do PL em Brasília.
No entanto, a relação próxima não foi suficiente para impedir as negociações entre seu partido e o MDB em São Paulo. Na segunda-feira (29), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) recebeu do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, uma lista de possíveis candidatos a vice em sua chapa de reeleição, destacando-se o coronel da PM Ricardo Mello Araújo, ex-comandante da Rota e favorito de Bolsonaro.
Além de não concordar com o apoio a Nunes, o PL também não aprovou a saída de Salles para concorrer pelo PRD, encerrando definitivamente as chances de sua candidatura. O deputado necessitava de uma autorização da direção nacional para desfiliação sem perda de mandato na Câmara, mas essa solicitação não obteve êxito.