O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), ameaçou pedir a prisão do ex-secretário Fabio Wajngarten, da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), que depõe ao colegiado nesta quarta-feira (12).
Calheiros disse que vai requisitar à revista Veja o áudio da entrevista de Wajngarten sobre a negociação dos contratos com a farmacêutica Pfizer.
https://twitter.com/PolitzOficial/status/1392504924727136262
Durante sua fala, o parlamentar acusou o ex-secretário de fugir dos questionamentos da comissão.
“Se mentiu, terá desprestigiado o Congresso Nacional, que é um péssimo exemplo. […] Vou cobrar a revista Veja, mas se ele mentiu a esta comissão, eu vou requerer a prisão do depoente”, disparou.
Após a ameaça, senadores da base governista denunciaram abuso de autoridade por parte do relator da CPI.
“Renan comete abuso de autoridade ao ameaçar o depoente de prisão quando as respostas não atendem às suas expectativas! Estamos diante de uma flagrante ilegalidade!”, afirmou Marcos Rogério (DEM-RO).
ASSISTA
#CPIdaPandemia: O relator, senador @renancalheiros, sugeriu que seja solicitada a cópia do áudio da entrevista do ex-secretário Fabio Wajngarten à revista Veja. Renan afirmou ainda que vai requerer a prisão de Wajngarten, caso ele tenha mentido durante o depoimento. pic.twitter.com/zxBRGU8V69
— TV Senado (@tvsenado) May 12, 2021