O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), declarou nesta quinta-feira (24) que seu partido deve anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara em 2023.
Segundo ele, haverá uma reunião com a federação que tem o PT à frente. O parlamentar prevê que o grupo deve confirmar o apoio à reeleição de Lira para presidir a Casa.
Na avaliação de Lopes, o anúncio faz parte da formação de um “bloco de governo” para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo apurou o Conexão Política, a tendência do PT é apoiar Lira em troca do apoio dele à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estouro, que extrapola o teto de gastos para tentar cumprir promessas de campanha.
A sigla esquerdista também avalia que, com Lira no comando da Casa, há chance de o PT estar inserido em espaços prestigiados, como a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o colegiado mais importante da Câmara.
Uma outra ala petista é contra declarar o apoio a Arthur Lira neste momento, por entender que o foco deve ser a construção de uma estratégia para a aprovação da PEC. Pesa também o fato de Renan Calheiros (MDB-AL), articulador de Lula no Senado, ser o principal adversário de Lira em Alagoas. Calheiros também critica com veemência a possibilidade de aliança entre o PT e o Centrão.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.