Os deputados federais Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Erika Hilton (PSOL-SP) protocolaram seis requerimentos relacionados ao alegado financiamento de participantes dos atos de 8 de Janeiro por parte de igrejas evangélicas.
Eles solicitam a convocação de líderes religiosos para prestar depoimento perante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que está investigando as invasões e depredações ocorridas em Brasília (DF) no início do ano.
Para embasar seus requerimentos, os parlamentares do PSOL anexaram reportagens jornalísticas nas quais presos pela Polícia Federal afirmaram ter recebido apoio financeiro de templos evangélicos.
“Todos os grupos que, de alguma forma, estiveram envolvidos na concepção, financiamento e logística de uma tentativa de golpe contra a democracia precisam ser investigados: políticos, empresários, influenciadores, líderes religiosos. A política de extrema-direita buscou constantemente uma aproximação com a extrema-direita religiosa. Essa relação se tornou um projeto de poder autoritário”, afirmou o pastor do PSOL.