O PRTB está confiante de que poderá atrair para seus quadros o senador Cleitinho Azevedo, de Minas Gerais, que atualmente é filiado ao Republicanos. Cleitinho, eleito em 2022 pelo então PSC, é visto como uma peça-chave para os planos da sigla.
De acordo com Leonardo Avalanche, presidente nacional do PRTB, o congressista mineiro tem condições de disputar o governo de Minas Gerais em 2026. “Cleitinho é bastante influente nas redes sociais, com grande participação popular em todo Brasil, o que tem qualificado ele em primeiro lugar em todas as pesquisas para governador de Minas Gerais”, declarou à CNN.
Além disso, o cacique partidário avalia que o nome de Cleitinho está sendo cogitado para disputar a Presidência da República, seja como cabeça de chapa ou vice.
“Está qualificado para ser candidato a presidente da República ou numa composição ser vice-presidente na chapa com Pablo Marçal ou com Gusttavo Lima. Conversei com ele e deixou seu nome à disposição para presidente da República, contribuindo para o audacioso projeto de restauração da nação brasileira”, completou.
Atualmente, o PRTB não conta com representantes no Congresso, mas tem sete deputados estaduais e 96 vereadores em diversas regiões do país. A filiação de Cleitinho, segundo os dirigentes do partido, poderia marcar uma virada na relevância nacional da legenda.
Ao falar sobre o assunto, Cleitinho confirmou à CNN que vem mantendo diálogos com lideranças do PRTB e reiterou sua intenção de buscar um cargo no Executivo em 2026, seja como governador de Minas Gerais ou em uma disputa presidencial.
Ele se classifica como um político “que fala a língua do povo, tem empatia pelo próximo e que consegue ser ouvido pela direita e pela esquerda”, fatores que, segundo Cleitinho, serão fundamentais em uma eventual disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).