O presidente da República Jair Bolsonaro afirmou em artigo publicado no jornal Valor Econômico, nesta quarta-feira (20), que a Nova Previdência é o carro-chefe de seu governo e prometeu colocar todo o esforço para a aprovação da matéria no Congresso o quanto antes.
De acordo com Bolsonaro, um estudo preparado pelo Ministério da Economia aponta que, num cenário sem reforma da previdência, o crescimento do PIB em 2019 seria inferior a 1%.
Nesta situação, o Brasil já entraria em recessão a partir do segundo semestre de 2020, caminhando para perdas comparáveis às ocorridas no período de 2014 a 2016.
“Com a Nova Previdência, a nossa expectativa é chegar a 3,3% em 2023”.
No artigo, o presidente descreveu o atual sistema previdenciário como “ator desta telenovela chamada desequilíbrio fiscal, que custa ao país 800 bilhões de reais ao ano”.
Se mantidas as regras atuais, estarão em risco não apenas as nossas aposentadorias, mas, também, “a dos nossos filhos e netos”.
O presidente reforça que, sem a reforma, “a saúde econômica se encaminhará rapidamente para a UTI da crise social, já vivida recentemente por muitos países”.