A prefeitura de São Paulo (SP) lançou um curso gratuito de Língua Portuguesa para imigrantes com mais de 18 anos que estiverem interessados em aprender o idioma.
O projeto, já em andamento, tem o objetivo de oferecer o ensino da língua em todas as regiões da capital paulista. As aulas são oferecidas em 11 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME).
O aluno pode se inscrever na escola onde pretende frequentar as aulas em qualquer momento do semestre letivo, independentemente da condição migratória e documental, ou seja, imigrantes ilegais também têm direito de participar.
Dividido em três módulos (básico, intermediário e avançado), é ministrado duas vezes por semana, presencialmente. O conteúdo do curso tem material didático próprio para cada módulo e apresenta atividades que promovem discussões sobre “combate ao racismo, machismo e respeito à diversidade de gênero”.
— O ensino da Língua Portuguesa é um dos principais instrumentos de acolhimento da população imigrante, permite a inclusão e vida social, a criação e manutenção de relações comunitárias e constitui um caminho para a promoção da cidadania e a garantia no acesso a serviços públicos — afirmou Bryan Rodas, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Para realizar a matrícula, basta apresentar um documento de identificação (serão aceitos os emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) e um comprovante de residência. Caso não possua este último, pode ser preenchida a declaração de residência. Para obter o certificado de cada módulo é necessário que os alunos tenham comparecido a pelo menos 75% das aulas no semestre. Cada módulo equivale a 90 horas/aula.