O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) confirmou sua presença na posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para a próxima segunda-feira, 20, em Washington. Embora não tenha recebido um convite oficial, fontes próximas ao parlamentar indicaram que ele cumprirá agenda na capital norte-americana.
Em contraste, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou reaver seu passaporte para também participar da cerimônia. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de liberação do documento. Moraes afirmou que “não há dúvidas” de que as condições que levaram ao recolhimento do passaporte, em fevereiro de 2024, permanecem inalteradas, e a medida cautelar continua válida.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido no contexto da Operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de um suposto golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se posicionou contra a devolução do passaporte e a liberação da viagem. Nesta quinta-feira (16), foi confirmada a informação de que Michelle Bolsonaro será a sua substituta.
Enquanto isso, o Brasil será representado na posse por Maria Luiza Viotti, embaixadora brasileira em Washington. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a cerimônia, nem teve conversas com Trump sobre a relação entre os países.
O Conexão Política fará a cobertura completa da posse no dia 20, com o comando e participação do Estagiário do CP, para interação ao longo do evento com os leitores.