Após a confirmação do falecimento de Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile, veículos de comunicação brasileiros iniciaram uma série de reportagens buscando ‘ressuscitar’ declarações anteriores do líder chileno que, agora em evidência, podem soar como oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O site Metrópoles, por exemplo, publicou a manchete: ‘Piñera, ex-presidente do Chile falecido, já condenou fala de Bolsonaro’.
Outros veículos também têm adotado uma abordagem de narrativa, destacando assuntos que envolvem pautas como Panamá Papers e referindo-se a Piñera como parte da ‘herança de Pinochet’ e ‘repressor de protestos’, além de rotulá-lo como ‘resistente a Bolsonaro’.
O ex-presidente chileno, vale destacar, estava alinhado ao espectro político de direita e foi um aliado de Bolsonaro em diversas questões, incluindo a oposição ao Foro de São Paulo, entre outros temas mutualmente compartilhados.
Sebastian Piñera, que tinha 74 anos, foi vítima de um acidente aéreo na zona central do Chile. O helicóptero em que ele e a família estavam caiu sobre o Lago Ranco.