Negacionismo. Os dados oficiais da manifestação que ocorreu na Avenida Paulista neste domingo, 25, e reuniu 750 mil pessoas, conforme números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) em conjunto com a Polícia Militar, estão sendo confrontados por integrantes da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o jornal O Globo, estimativas de pesquisadores da USP contabilizam apenas 185 mil pessoas, isso em horário de pico. Segundo a reportagem, o cálculo foi realizado por meio da análise de algumas fotografias aéreas. Às 17h, é dito que a adesão girava em torno de 45 mil e 30 mil pessoas.
Mesmo diante da multidão presente, que tomou os quarteirões da famosa via paulistana, os pesquisadores colocam em xeque os dados oficiais apresentados pelas autoridades. As supostas fotografias analisadas por eles teriam sido capturadas entre as 15h20min e 16h.
O evento deste domingo foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio às investigações sobre a participação dele em uma suposta tentativa de golpe de Estado. Em discurso, o direitista negou todas as acusações.