
Uma pesquisa do AtlasIntel divulgada neste domingo (16) indica que a maioria dos brasileiros são favoráveis à anistia para os presos dos atos de 8 de janeiro de 2023, enquanto uma camada inferior se posiciona contra. O levantamento ouviu 817 pessoas entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com margem de erro de três pontos percentuais.
Confirme os números, 51% dizem apoiar o processo de perdão aos alvos do judiciário. O projeto de anistia tramita na Câmara dos Deputados e tem como relator Rodrigo Valadares (União Brasil-SE). O texto propõe perdoar todos os envolvidos nas manifestações, incluindo financiadores e apoiadores, por meio de doações, logística ou publicações em redes sociais.
Inicialmente analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto foi retirado da pauta pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em outubro de 2024. Na ocasião, Lira determinou a criação de uma comissão especial para avaliar o tema, mas o colegiado ainda não foi instalado.
Além da anistia, a pesquisa apontou que 54% dos entrevistados são favoráveis ao corte de gastos públicos, o tema com maior apoio entre as propostas analisadas.