A pesquisa Quaest revelou um forte declínio na avaliação positiva da primeira-dama Janja Lula da Silva, gerando comparações com Marisa Letícia, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos dois primeiros mandatos, e com Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama.
No Nordeste, onde a popularidade de Lula costuma ser mais expressiva, a avaliação positiva de Janja caiu de 56% para 29%. No cenário nacional, a avaliação negativa da primeira-dama dobrou, passando de 19% para 38%, enquanto a positiva recuou de 41% para 22%, segundo os dados do Quaest.
A pesquisa entrevistou presencialmente 8.598 pessoas em todo o Brasil, com uma margem de erro de apenas 1 ponto percentual.
Comparações e críticas
Na oposição, Janja tem sido comparada a Michelle Bolsonaro, que é elogiada por sua discrição e elegância. Críticos destacam que Michelle jamais teria feito gestos considerados “espalhafatosos”, como o episódio em que Janja ofendeu o bilionário Elon Musk, futuro integrante do governo dos Estados Unidos.
Diferente de outros desafios enfrentados por Lula, os problemas relacionados à imagem de Janja não podem ser resolvidos por decreto, medida provisória ou intervenção do STF, pontuou a coluna de Cláudio Humberto no Diário do Poder.