Uma pesquisa divulgada pelo instituto Quaest nesta quarta-feira (2) mostra uma queda acentuada no índice de brasileiros que consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superior à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Desde julho, o percentual caiu 13 pontos, de 51% para 38%. O levantamento foi realizado com 2 mil pessoas entre os dias 25 e 29 de setembro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Em relação ao governo Bolsonaro, o percentual de brasileiros que acreditam que sua gestão foi melhor que a de Lula diminuiu três pontos, ficando em 33%. Já o número de entrevistados que avaliam ambos os governos como equivalentes subiu de 8% para 22% no mesmo período.
A pesquisa também analisou a percepção dos brasileiros sobre o cenário econômico atual. Para 61% dos entrevistados, o poder de compra diminuiu em relação ao ano passado, enquanto 18% acreditam que ele melhorou e 19% consideram que permanece igual.
Sobre a situação econômica do país nos últimos 12 meses, 41% afirmaram que a economia piorou, 33% disseram que melhorou e 22% acham que ficou no mesmo nível. Apenas 4% dos entrevistados não souberam responder.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos nas quatro regiões do país entre os dias 25 e 29 de setembro. O nível de confiança é de 95%.