O PDT, partido de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto, acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente e candidato Jair Bolsonaro, do PL, por suposto showmício.
A legenda de esquerda questiona a participação do presidente na festa do peão em Barretos (SP) e pede que o mandatário seja proibido de ir a eventos parecidos
De acordo com a sigla, o chefe do Executivo federal tirou proveito da estrutura do evento para fazer um “showmício”. Com isso, o PDT solicita que momentos assim não mais se repitam.
O partido de Ciro ainda pede que seja aplicada multa e, além disso, que sejam removidos vídeos que mostram a participação de Bolsonaro no evento. No ato, o presidente foi aclamado pelo público, que ficou de pé para chamá-lo de “mito” e cantar o coro “sou Bolsonaro com orgulho”.
— Na oportunidade, o Senhor Jair Messias Bolsonaro proferiu discurso com nítido viés eleitoral, destinado ao público alvo do evento (agropecuária), de modo a verbalizar os pontos centrais do seu programa de campanha — sustenta a ação.
A resolução é assinada pelos advogados Alisson Lucena, Ana Caroline Leitão, Ezikelly Barros, Walber de Moura Agra, Marcos Ribeiro e Mara Hofans.
— Como se vê, é perceptível que houve desvirtuamento da participação do Senhor Jair Messias Bolsonaro, que transformou o evento em um comício eleitoral estruturado nos moldes de ato assemelhado a showmício, notadamente porque houve utilização de animador com a finalidade de animar o público e promover sua candidatura — acrescentou.