Durante uma reunião da bancada do partido União Brasil, realizada na tarde desta terça-feira (13) em Brasília, os deputados discutiram a possibilidade de romperem com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informações divulgadas pelo site Metrópoles, o encontro foi convocado após Lula manter Daniela Carneiro como ministra do Turismo.
O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), comandou a conversa e propôs que os deputados enviassem ‘recados’ ao Palácio do Planalto votando contra projetos de interesse do governo. Os parlamentares já haviam comunicado às lideranças governistas que, assim como deram apoio em votações importantes este ano, também poderiam retirar seus votos favoráveis.
Recentemente, o União Brasil, partido ao qual Daniela Carneiro pertence, tem pressionado pela substituição da ministra na pasta do Turismo, visto que ela está prestes a deixar a legenda. Há especulações de que seu destino seria o partido Republicanos, ao qual seu marido se filiou recentemente.
Após a reunião, os deputados se comprometeram a iniciar uma série de práticas contrárias aos interesses do governo de Lula. As investidas devem começar já na próxima semana, na Câmara dos Deputados. A intenção é mostrar força política.