Em São Carlos, um dos focos de queimadas no estado de São Paulo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE), está programada para realizar uma palestra neste sábado (4).
No entanto, o evento tem gerado tumulto na região, com a oposição acusando a ministra de utilizar o evento para uma suposta ‘manobra política’ em favor do candidato do PT, Newton Lima.
Isso porque, segundo os críticos, o evento inicialmente estava previsto como uma carreata política, mas, diante das críticas e da possibilidade de perda de apoio político, a organização teria recuado e transformado o evento em uma plenária sobre o meio ambiente.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram dois banners distintos da organização do evento: um anunciando uma carreata com a presença de Marina Silva, e outro, mais recente, que promove uma plenária ambiental.
A ida de Marina acontece em um momento de intensas queimadas no município. Na última quarta-feira (11), um canavial nas proximidades do Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos, foi atingido por um incêndio de grandes proporções.
A fumaça densa ficou visível em várias partes da cidade. O incêndio começou em uma propriedade rural na rodovia SP-318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto.