O ano de 2021 tem sido intenso e decisivo para Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde janeiro, conforme registrou o Conexão Política, o ex-presidente tem expandido suas articulações políticas para firmar passos no pleito de 2022.
Antecipamos, em primeira mão, o trajeto do petista para a próxima disputa presidencial. Em março, informamos que Lula ampliaria aceno para empresários, além de não descartar uma forte aliança com o ‘centrão’.
Além disso, explicamos o porquê de o foco do petista não se concentrar apenas em reconquistar os votos do Nordeste, região do país onde Lula era maioria absoluta, mas que foi perdendo cada vez mais espaço para Jair Bolsonaro, atual chefe do Executivo.
Sem deixar o Nordeste de lado, Lula vai avançar sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Procurando um vice
Agora, de acordo com informações da CNN Brasil, o ex-presidente tem sido aconselhado a pensar em um nome empresário ou um evangélico para o posto de candidato a vice-presidente em 2022.
Ainda segundo o canal de TV, a indicação para escolher um desses dois perfis seria para diminuir a resistência que o ex-presidiário possui a esses dois grupos.
Apesar das sondagens, a escolha definitiva só deve ocorrer no ano que vem.
Entre os nomes que são vistos como ‘sonho petista’ para ocupar a vaga de vice, está o da empresária Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza.
No entanto, até o momento, a executiva não pretende disputar nenhum cargo político.