Novo decreto de Lula prevê cota de 30% a negros em cargos do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta última terça-feira (21) um decreto que autoriza a reserva de 30% das vagas na administração pública federal para pessoas negras.

O critério, baseado na cor da pele, será válido para Cargos Comissionados Executivos (CCE), que são de livre nomeação, e Funções Comissionadas Executivas (FCE), exclusivas para concursados.

O anúncio foi feito durante um evento no Palácio do Planalto que fez alusão ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial.

A intenção do governo federal é que esse percentual mínimo seja atingido em toda a administração pública até 31 de dezembro de 2026.

Leia também

“Precisamos combater o racismo como uma praga na plantação, só assim teremos colheitas cada vez mais fortes”, declarou Lula na solenidade.

O petista agradeceu à ministra Igualdade Racial, Anielle Franco, e disse que a equipe dela “é testemunho vivo da importância de ter cada vez mais pessoas negras em postos chave do governo para formular políticas públicas”.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist