Nos últimos dias, a taxação do leite ganhou as páginas de sites sobre economia. Segundo o Radar Online, o presidente da República Jair Bolsonaro ordenou a Paulo Guedes a volta da taxa antidumping – tarifa cobrada desde 2001 e que compensa o efeito da exportação do produto por preço abaixo do custo e aumenta as quotas de mercado sobre o leite.
Nesta quarta-feira (12), uma matéria veiculada pelo Canal Rural diz que o governo aumentará a taxa de importação de leite em pó nesta quinta (14).
“De acordo com deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária, a União Europeia terá uma taxa de 42,8%, a Tarifa Externa Comum de 28%, a Nova Zelândia continuará com 28%. A decisão partiu de uma reunião da ministra Tereza Cristina com o ministro Paulo Guedes e sua equipe econômica.”
O presidente Jair Bolsonaro publicou em seu Twitter a seguinte nota:
“Comunico aos produtores de leite que o governo, tendo à frente a ministra da agricultura Tereza Cristina, manteve o nível de competitividade do produto com outros países. Todos ganharam, em especial, os consumidores do Brasil.”