A ministra do Esporte, Ana Moser, de 54 anos, afirmou que atletas transexuais precisam de respeito. Em uma entrevista, ela disse que o esporte deve seguir os parâmetros estabelecidos pela ciência a despeito da discussão em torno do tema.
Ao falar com o portal Poder360, Moser disse que “há parâmetros que estão sendo avaliados e testados na prática“, como tempo de transição e nível de hormônios.
— Temos de tratar [pessoas transsexuais] com todo respeito e condições de inclusão. Já avançamos muito nesses parâmetros com algumas experimentações, porque algumas federações tem mais liberdade em alguns lugares do mundo […]. Temos que buscar dar o tratamento mais cidadão e civilizatório — disse a chefe da pasta.
A nova ministra pontuou, entre outras coisas, que a missão dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a de transformar o esporte num mecanismo em favor dos mais necessitados.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.