Considerado um dos maiores intelectuais latino-americanos, o escritor Mario Vargas Llosa afirmou que não tem apreço por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à presidência da República nas eleições deste ano. Ele alegou que o petista é muito associado a corrupção.
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Vargas Llosa concedeu entrevista ao jornal Folha de S.Paulo e disse, entre outras coisas, que a eleição do esquerdista seria um atraso para o país.
Em sua avaliação, Lula está muito associado à corrupção, além de ter usado, segundo ele, o poder presidencial para influenciar e corromper outros líderes internacionais.
De forma enfática, o Nobel da literatura disse que torce para que o líder do lulopetismo não volte ao Palácio do Planalto.
Eis as principais declarações de Mario Vargas Llosa sobre o assunto:
Ao ser questionado sobre optar Bolsonaro a Lula
“Não, digamos que não tenho muita simpatia por Bolsonaro. Com sua posição sobre as vacinas, ele provocou uma verdadeira catástrofe no Brasil. Além disso, tem uma certa vocação pela palhaçada, não?
Mas Lula… No Peru, temos quatro presidentes com processos na Justiça [em decorrência da Lava Jato]. Em grande parte, todos eles foram vítimas de Lula, pois ele utilizava, digamos, a Presidência para corromper os governantes latino-americanos. No Peru, causou estragos.
Então, não gostaria de estar na situação de ter que escolher entre Lula e Bolsonaro. Mas realmente jamais votaria em Lula. Ele foi um homem que corrompeu profundamente. Podemos dizer que os dirigentes peruanos se deixaram corromper, mas Lula cumpriu uma função muito negativa no Peru.”
Ao ser questionado sobre ter conhecimento das anulações processuais de Lula na Lava Jato
“Sim, mas foram por questões técnicas, e alguns juízes também têm seus preferidos na política. Torço para que não elejam de novo Lula, pois ele está muito associado à corrupção.”