O terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a completar dois anos com um cenário político de crescente desaprovação. Dados da pesquisa PoderData, realizada de 14 a 16 de dezembro de 2024, mostram que a administração petista é desaprovada por 48% dos brasileiros, o maior índice desde o início do mandato, em janeiro de 2023.
O crescimento é acentuado, já que a taxa de desaprovação avançou 9 pontos percentuais, de 39% para 48%, superando o percentual de aprovação, que ficou em 45%.
As regiões do Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm mostrado uma clara rejeição ao governo, com médias de desaprovação superiores a 52%,75%. No Sul, 58% da população desaprova a gestão de Lula; no Centro-Oeste, o índice chega a 55%; e no Norte, 52%. No Sudeste, a desaprovação também é considerável, alcançando 46%, enquanto a aprovação está em 45%. Em todas essas regiões, a rejeição ao governo supera a aprovação.
Mesmo no Nordeste, onde o governo ainda mantém uma base de apoio mais significativa, a desaprovação atingiu 41%, o que é considerado um dado histórico. Tradicionalmente um reduto de apoio à esquerda, a região tem mostrado sinais de desgaste com a administração petista a cada novo pleito.