O primeiro debate deste domingo (28) à Presidência da República promete entregar ao público o tão esperado confronto entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).
O duelo direto pode acontecer já no primeiro momento, visto que a primeira pergunta será feita pelo chefe do Executivo federal. Bolsonaro poderá escolher a quem vai dirigir a sua indagação.
O critério foi definido previamente, com base em um sorteio. Antes disso, todos os candidatos terão um minuto e meio para responder a uma pergunta sobre seus planos de governo.
Na sequência, o mandatário ficará livre para escolher com quem será seu primeiro duelo. Depois de Bolsonaro, quem fará as perguntas serão os candidatos: Ciro Gomes (PDT); Felipe d’Avila (Novo); Soraya Thronicke (União Brasil); Lula (PT) e Simone Tebet (MDB).
Depois, haverá o segundo bloco. Nele, os jornalistas que compõem os veículos de comunicação Bandeirantes, UOL, Folha de S. Paulo e Cultura serão responsáveis pelas perguntas ao postulantes.
Já no terceiro e último bloco, os candidatos voltam a se confrontar seguindo uma ordem definida em sorteio prévio. Os concorrentes ao Planalto terão um minuto para pergunta e mais um para a réplica. Com base na definição técnica, quatro minutos serão usados para resposta e tréplica.
O debate acontecerá nos estúdios da Band, em São Paulo, e está marcado para começar às 21h, pelo horário de Brasília.