O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de afastamento do ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira.
Moraes pede manifestação da PGR sobre pedido feito ao STF pelo deputado Marcelo Calero (PSD-RJ).
O prazo para resposta é de 5 dias.
A solicitação do parlamentar foi feita pelo no âmbito do inquérito da milícias digitais antidemocráticas. No documento, Calero cita uma série de manifestações nas quais o ministro da Defesa põe em dúvida o processo eleitoral no Brasil.
Os questionamentos mencionados incluem notas do Ministério da Defesa, que diziam apontar inconsistências nas urnas e fraudes nas eleições, mas não tinham nenhum ponto que certificasse ou colocasse em dúvida o processo eleitoral.
De acordo com Calero, o fato de o ministro permanecer no cargo representa risco à ordem constitucional e o estado democrático de direito.
Ainda segundo o deputado, a continuidade de Nogueira no comando da Defesa pode, inclusive, atentar contra integridade física dos cidadãos que seriam “incentivados quase que involuntariamente” a apoiar a ruptura constitucional.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.