O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, anunciou a liberação de R$ 19 milhões para o fortalecimento da segurança pública no estado do Ceará.
Conforme registrado pelo Conexão Política na semana passada, o repasse deve ser aplicado na aquisição de equipamentos e tecnologia.
A ação faz parte do conjunto de estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Mendonça, que frisou o crescimento do crime organizado nos últimos 30 anos, afirmou que o governo federal segue empenhado em combater as organizações criminosas no país.
Ainda segundo ele, diversas medidas estão sendo aplicadas para melhorar a questão da Segurança Pública.
No ano de 2020, foi feito o maior repasse da história para a segurança pública do país, com a transferência de R$1,2 bilhão para os 26 estados e o Distrito Federal.
A pasta investiu, também, na atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública federais e estaduais, conforme prevê o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Consequentemente, o ano registrou um expressivo aumento de apreensões, bloqueio de bens oriundos do crime e desarticulação das organizações criminosas.
“Infelizmente, nós temos vivido os últimos 30 anos com domínio crescente do crime organizado. O Ceará tem sido vítima desse processo, com a vinda de algumas organizações criminosas para o estado. E nós estamos estabelecendo uma parceria que é permanente”, destacou Mendonça.
E acrescentou:
“Segurança pública é uma política de estado. Ela vai além dos governos, além dos governantes, ela visa a atender um bem, um valor essencial do cidadão, que é a segurança, que é o direito à vida, à sua liberdade, ao seu patrimônio e a poder ir e vir com tranquilidade de levar seu filho à escola, de ir trabalhar, de poder passear”.