O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinou nesta quinta-feira (20) um acordo de cooperação com a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (Patriota), nas áreas de saneamento básico, resíduos sólidos e gestão das áreas verdes da cidade.
O município busca finalizar uma estação de tratamento de esgoto com capacidade de 1,8 mil litros por segundo, reduzindo o lançamento de efluentes no Rio Bauru que, atualmente, segundo o ministério, recebe 600 litros por segundo de esgoto.
A obra iniciada em 2016 já recebeu investimentos, segundo o ministro Ricardo Salles, de R$ 100 milhões. A previsão, de acordo com ele, é de que a estação de tratamento seja concluída em 2023, a partir das possibilidades abertas pelo novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho do ano passado.
🏙🌳♻ AGENDA AMBIENTAL URBANA
Qualidade de vida e proteção ambiental para Bauru-SP! O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles firmou com a Prefeitura de Bauru acordo de cooperação no âmbito da Agenda Ambiental Urbana. É o #AmbientalismoDeResultado do @govbr pic.twitter.com/0VHINw4f98
— Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (@mmeioambiente) May 20, 2021
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai contribuir para capacitar técnicos na área de saneamento e resíduos sólidos na cidade. Também será fornecido apoio da pasta para promover melhorias nas áreas verdes urbanas no município.
A assinatura do termo de cooperação foi realizada após visita de Salles a pontos críticos em Bauru, como um ponto onde são jogados resíduos da construção civil.
“Uma disposição inadequada que vem se arrastando há anos e que a prefeitura está, agora, com apoio do governo federal, conseguindo resolver esse problema”, enfatizou o ministro.