Nesta terça-feira (12), o presidente Michel Temer nomeou o novo diretor e conselheiros da Hidrelétrica de Itaipu. Para um dos cargos de conselheiros, foi nomeada a ex-mulher do ministro Gilmar Mendes, Samantha Ribeiro Meyer. O mandato de conselheira poderá ser exercido até maio de 2020.
O advogado Frederico Matos de Oliveira, que atua como diretor do Departamento de Articulação com os Estados da Secretaria de Governo da Presidência da República, foi indicado para ocupar o outro cargo de conselheiro.
Também foi nomeado o engenheiro Newton Luiz Kaminski para o cargo de diretor de Coordenação de Itaipu. Kaminski era o superintendente de Obras e Desenvolvimento da Hidrelétrica e entrará no lugar de Hélio Gilberto Amaral, que tinha assumido o cargo em junho e já foi exonerado.
As nomeações foram assinadas pelo presidente Michel Temer e pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e foi publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira.
Cabidão da Família Mendes:
Em maio deste ano, Temer nomeou para o cargo de diretor na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o primo do ministro Gilmar Mendes, Francisval Dias Mendes. O mandato de Dias Mendes vai até fevereiro de 2021.