As instituições do mercado financeiro reduziram, pela 15ª semana consecutiva, a projeção da taxa de inflação para 2022.
É o que aponta o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (10). Com isso, a nova previsão é de que a inflação deste ano fique em 5,71%, ainda acima da meta do BC.
Já a perspectiva de crescimento da economia se manteve em 2,70%.
Desde agosto, o país vem registrando deflação, quando os preços são reajustados para baixo. Isso é reflexo do pacote de medidas patrocinado pelo governo federal que reduziu preços de combustíveis e energia após aprovar uma lei que impõe teto ao ICMS.
Já a manutenção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tem relação com outras medidas para turbinar a economia no período de eleição. Uma delas foi a PEC dos Benefícios, que injeta R$ 41,2 bilhões através do aumento do Auxílio Brasil para R$ 600.
Para 2023, o mercado projetou inflação de 5%, mesmo número da semana anterior, e PIB de 0,54%, em uma leve oscilação de 0,01 p.p. em relação ao último levantamento.
O APP do Conexão Política voltou e já está disponível em uma nova estrutura totalmente repaginada. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.