O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta última quinta-feira (29) que a ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) voltará ao comando do Ministério do Meio Ambiente.
Com isso, Marina estará de volta aos holofotes da imprensa e retornará ao alto escalão do Executivo federal quase 15 anos depois de uma saída conturbada do governo do próprio Lula.
“Um ministério que todo mundo estava esperando e todo mundo sabiam quem era é o Meio Ambiente, com a companheira Marina Silva”, declarou Lula ao anunciar a nomeação dela.
Nos últimos dias, aliados do petista queriam que Marina ocupasse a posição de Autoridade Climática, para articular políticas sobre o tema em todo o governo, o que deixaria o posto para a senadora Simone Tebet (MDB-MS).
Mas a ex-ministra do Meio Ambiente defendeu publicamente que a Autoridade Climática deveria ser um órgão mais técnico e diretamente vinculado ao MMA. Com isso, Tebet chefiará o Planejamento.
Marina foi ministra entre 2003 e 2008, nos dois primeiros mandatos de Lula. Ela também concorreu à Presidência da República em três ocasiões: 2010 (PV), 2014 (PSB) e 2018 (Rede).
Reconciliada com o PT, Marina acompanhou Lula na Cúpula do Clima (COP-27) realizada no Egito em novembro e deve estar com o futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, durante um fórum em Davos, na Suíça.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.