O governo Lula caiu na graça do público, mas não de uma maneira positiva. Sob intensas críticas, a gestão econômica virou meme nas redes sociais. Insatisfeitos com os resultados de quase dois anos de mandato de Lula e Fernando Haddad, ministro da Fazenda, internautas passaram a se opor à gestão por meio de publicações sarcásticas.
Desde então, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem sido alvo de memes nas redes sociais pelas decisões econômicas à frente do Palácio do Planalto:
As críticas se intensificaram nos últimos dias por causa da aprovação do PLP (Projeto de Lei Complementar) 68 de 2024, que regulamenta a reforma tributária, taxando alimentos ultraprocessados, cervejas e outros produtos.
Carnes, peixes e outras proteínas também entrariam na mira da taxação, mas foram livradas pela oposição, que conseguiu emplacar um texto do Partido Liberal, propondo imposto zero nas carnes incluídas na cesta básica.
Entre as mudanças repudiadas pelos usuários do X (ex-Twitter) estão a tributação de compras em plataformas internacionais, como Shein e Shopee, e a volta do seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores e Terrestres).
Tudo isso rendeu ao ministro apelidos como ‘Taxad’ e ‘Zé do Taxão’. Os nomes também foram adotados por políticos de oposição. Somado a isso, estão os memes com releituras de filmes, como ‘A Menina que Taxava Livros’ e até programas de TV, como ‘Sábado Animado Com Taxisa’
Eis alguns memes com o ministro Fernando Haddad: