Redes Sociais

Política

Mantega e Foster manipularam preços de combustíveis para beneficiar Dilma

Davy Albuquerque

Publicado

em

Mantega e Foster manipularam preços de combustíveis para beneficiar Dilma 21

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra o ex-ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff, Guido Mantega, e a ex-presidente da Petrobras Graça Foster por improbidade administrativa. Os dois ex-integrantes do Conselho de Administração da Petrobras foram acusados de manipular a política de preços da gasolina e do diesel com o suposto fim de controlar a inflação, entre 2013 e 2014, o que teria causado prejuízos à estatal.

“Em realidade, eles atuavam segundo orientação do governo federal, que intentava segurar a inflação, tendo em vista as eleições presidenciais de 2014”, afirmam os procuradores da República Claudio Gheventer, Gino Augusto de Oliveira Liccione, André Bueno da Silveira e Bruno José Silva Nunes, autores da ação.

Mantega e Foster manipularam preços de combustíveis para beneficiar Dilma 22

Ex-ministro Guido Mantega – 12/04/2013 (Felipe Rau/Estadão Conteúdo)

O MPF quer ainda que a União, acionista controladora da Petrobras, seja condenada a ressarcir a estatal por usá-la indevidamente para combater a inflação.

“Estima-se que essa política de retenção de preços, que provocou grande defasagem entre o preço de importação da gasolina e do diesel e o preço de venda desses produtos no mercado interno, causou um prejuízo de dezenas de bilhões de reais”, ressaltam os procuradores.

Além de Guido Mantega e Graça Foster, a ação inclui outros envolvidos como a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior, o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, o ex-ministro de Minas e Energia Marcio Pereira Zimmermann, o general Francisco Roberto de Albuquerque e o conselheiro da estatal José Maria Ferreira Rangel, todos eram integrantes do Conselho de Administração da Petrobras.

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Colunista político e editor-chefe do Conexão Política; Fundador do Movimento Brasil Conservador. Brasileiro com orgulho, cristão por convicção, política por vocação.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites